O Kombatan nasce de uma pesquisa, de cerca de 35 anos, sobre diferentes estilos e sistemas marciais filipinos. A pesquisa foi realizada pelo próprio Grande Mestre Ernesto Amador Presas (R.I.P.), que deitou mãos à obra e mergulhou no estudo dos sistemas clássicos mais conhecidos por todas as Filipinas. Os seus principais professores foram o seu avô e o seu pai e tinha como companheiro de treino o seu irmão 10 anos mais velho – o, já falecido (30 de Agosto de 2001), G. M. Remy Presas.
No Kombatan estudam-se diversos sistemas marciais. Contudo, deve entender-se que o treino de Kombatan não funciona por acumulação de conhecimento salteado, mas sim por uma constante repetição do que já foi estudado e pelo gradual acrescento de nova informação. Curiosamente, o praticante não percebe rapidamente que assim é, porque embora existam diferentes sistemas, o fio condutor que os atravessa é o mesmo. O sistema de bastões, de faca, de mãos vazias,…etc, é o mesmo.
Não se segue aqui o padrão de outras artes marciais, em que há um sistema para os pés, um sistema para as mãos, um sistema para a faca e outro para a espada, por exemplo. É um conceito diferente nas Artes marciais, mas que prova ser de mais fácil aprendizagem.
Por essa razão, o Grande Mestre Presas referia que o Kombatan é um excelente complemento para qualquer outra arte marcial.
Os sistemas e estilos que se seguem são os principais até ao nível de Lakan Isa (cinturão negro – 1º dan), mas existem mais sistemas de armas em níveis posteriores:
- Arnis (Solo Baston; Doble Baston; Espada y Daga)
- Daga as daga
- Bangkaw
- Mano-mano
- Dulo-dulo
- Balisong
- Dumog
- Sipa-an
Vejamos melhor cada um deles.
ARNIS
No Kombatan, o sistema Arnis engloba o estudo de três outros sistemas:
No Kombatan, o sistema Arnis engloba o estudo de três outros sistemas:
•Solo Baston
•Doble Baston
•Espada y Daga
•Doble Baston
•Espada y Daga
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SOLO BASTON
Sistema que inclui vários estilos em que apenas se utiliza um bastão, manuseado quer pela mão direita, quer pela esquerda. O bastão tem cerca de 70 centímetros (mas isto varia muito) e pode ser feito de vários materiais.
O mais utilizado é o bastão de bambu (rattan) para treino, endurecido pelo fogo e embebido em verniz ou resina. O treino inclui situações de curta distância (corto) e de longa distância (largo), em que o bastão pode ser aplicado de várias formas contra bastão, mãos vazias ou outro tipo de armas. Define-se assim um sistema defensivo e ofensivo, técnicas policiais, agarres, chaves e derrubes utilizando o bastão e desarmes.
Estilos clássicos com inovações:
•Ocho-ocho.
•Hirada (Batangueno; umbrella) – Abanico / doblada / doblete.
•Force-to-force (Baston to baston) – Abanico / doblada / doblete / Rompida
•Ocho-ocho.
•Hirada (Batangueno; umbrella) – Abanico / doblada / doblete.
•Force-to-force (Baston to baston) – Abanico / doblada / doblete / Rompida
•Palis-palis – banda y banda.
•Sungkite – tutsada.
•Sungkite – tutsada.
Estilo moderno:
•Modern Arnis.
•Modern Arnis.
DOBLE BASTON
Sistema que inclui dois bastões e que foi quase inteiramente desenvolvido pelo G. M. Presas. A grande inovação é a introdução de movimento dos pés em várias direcções, as mudanças de ritmo, vários drills em que um bastão enfrenta 2 e as diferentes variantes de padrões. O sistema largo e corto também se aplica aqui. Bem como o puño e tres puntas.
O Doble baston, por vezes chamado de Sinawali, é realizado cruzando o bastão com uma determinada cadência e combinação. Os movimentos intrincados do doble baston tornam-no num estilo difícil de dominar. Contudo, assim que o sistema seja dominado, é um sistema de armas formidável que coloca ao oponente complicadas situações ofensivas.
ESPADA Y DAGA
O sistema de Espada y daga (ou “espada e faca”) é um dos mais conhecidos em Arnis. Pode também ser utilizado numa mão um bastão e noutra um bastão pequeno ou uma faca.
O sistema de Espada y daga (ou “espada e faca”) é um dos mais conhecidos em Arnis. Pode também ser utilizado numa mão um bastão e noutra um bastão pequeno ou uma faca.
MANO-MANO
O sistema mano-mano (“mãos vazias”) é completamente revolucionário nas artes marciais. Não tanto pelo seu conteúdo, mas sim pela forma como se apresenta para estudo e treino. Significa isto que é bastante original e que traduz verdadeiramente a frase: “as armas são a extensão da mão”. Todo o treino de mano-mano provém dos bastões e das facas e não ao contrário.
O sistema mano-mano (“mãos vazias”) é completamente revolucionário nas artes marciais. Não tanto pelo seu conteúdo, mas sim pela forma como se apresenta para estudo e treino. Significa isto que é bastante original e que traduz verdadeiramente a frase: “as armas são a extensão da mão”. Todo o treino de mano-mano provém dos bastões e das facas e não ao contrário.
No Kombatan o treino começa pelas armas (os bastões) e só depois avança para as mãos vazias, pois achamos que desta forma os reflexos, a rapidez, o timing e o controlo serão maiores e mais fáceis de aprender.
Aqui, encontramos golpes de braços e pernas, agarres, técnicas policiais (de controlo) e contra-técnicas. Fazem parte deste sistema os drills que ensinam estratégias e capacidades técnicas necessárias para enfrentar uma faca ou um bastão.
DAGA AS DAGA
O sistema Daga as Daga (ou “faca contra faca”) define-se pelo trabalho ofensivo e defensivo da faca. Pode utilizar-se uma ou duas facas e estas podem ser de vários tipos quanto à lâmina e tamanho. Neste sistema existem técnicas de faca vs faca, faca vs mãos vazias, faca vs duas facas. Embora o clássico seja a utilização de faca contra faca, no sistema moderno estuda-se o confronto entre faca e outras armas, tais como o bastão, a espada e o dulo-dulo.
Um dos tipos de lâmina mais conhecidos nas Filipinas é a famosa “faca borboleta”, originária da província de Batangas e conhecida por Balisong. O nome provém da povoação que lhe deu origem.
. É também conhecida como “veinte-nueve” (pois segundo uma história (ou lenda) local, um mestre derrotou 29 homens em batalha com a ajuda desta faca).
DULO – DULO
A palavra dulo significa “ponta”. Ou seja, dulo-dulo – “duas pontas”.
É um sistema que vive em torno da utilização marcial de um instrumento (dulo-dulo ou dulo) de madeira (ou de metal) com duas pontas. As pontas podem ou não ser pontiagudas.
É um sistema que vive em torno da utilização marcial de um instrumento (dulo-dulo ou dulo) de madeira (ou de metal) com duas pontas. As pontas podem ou não ser pontiagudas.
É uma arma muito eficaz no controlo do adversário ou na destruição dos seus membros. Pode ser bastante mortal, mas muito apreciada pela sua tremenda eficácia em situações de defesa pessoal por ter a vantagem de ser perfeitamente legal. Aliás, pode ser utilizada uma simples caneta em vez do dulo-dulo na execução das técnicas.
BANGKAW
A palavra significa “pau longo”. É exactamente o uso de um longo pau (entre 1,80 a 2,00 metros) utilizado com as duas mãos ou apenas com uma, em situações de defesa e/ou ataque. São também muito apreciados os desarmes introduzidos pelo G. M. Presas no sistema de luta entre dois Bangkaw.
A palavra significa “pau longo”. É exactamente o uso de um longo pau (entre 1,80 a 2,00 metros) utilizado com as duas mãos ou apenas com uma, em situações de defesa e/ou ataque. São também muito apreciados os desarmes introduzidos pelo G. M. Presas no sistema de luta entre dois Bangkaw.
Outra inovação é a introdução de Sinawalis e desarmes em: solo baston vs bangkaw e doble baston vs bangkaw.
Num nível mais avançado é utilizado o Sibat – pau comprido com uma ponta afiada de metal; ou lança.
DUMOG
O treino de Dumog é o treino de uma variedade de técnicas em que se procura levar o confronto com o oponente para o chão, executando chaves, contras, estrangulamentos e derrubes. Inclui braços e pernas e é descendente do antigo e clássico Wrestling Filipino praticado nas províncias e também conhecido por Buno. A diferença está pois nas inovações introduzidas na Arte ao estudar este sistema em combinação com o sistema mano-mano. Aqui a luta é de corpo-a-corpo mas com a utilização de golpes com os membros e cabeça, de chaves e, claro, de derrubes,
O treino de Dumog é o treino de uma variedade de técnicas em que se procura levar o confronto com o oponente para o chão, executando chaves, contras, estrangulamentos e derrubes. Inclui braços e pernas e é descendente do antigo e clássico Wrestling Filipino praticado nas províncias e também conhecido por Buno. A diferença está pois nas inovações introduzidas na Arte ao estudar este sistema em combinação com o sistema mano-mano. Aqui a luta é de corpo-a-corpo mas com a utilização de golpes com os membros e cabeça, de chaves e, claro, de derrubes,
SIPA-AN
Antigo sistema filipino de pontapés. Inclui pontapés em diferentes estilos e distâncias: largo e corto, em salto, em pé e no chão.
Antigo sistema filipino de pontapés. Inclui pontapés em diferentes estilos e distâncias: largo e corto, em salto, em pé e no chão.