Visualizações

MANO-MANO

A ARTE

Mano-mano é o nome dado ao trabalho de mãos vazias nas Artes Marciais Filipinas.
Esta Arte é orientada para a defesa pessoal e o combate.

Nas FMA, o trabalho de mãos vazias é também conhecido nas Filipinas por Suntukan, Pangamut, Panuntukan (luta de punhos), por Panantukan (esta palavra só aparece nos Estados Unidos da América, por declinação da letra «u» em «a») ou apenas pela palavra "Mano" (normalmente junta a outra palavra que significa o oponente; p.ex. mano y daga - para trabalho de mãos nuas vs faca).

Sikaran ou Sipa-an são as palavras reservadas para luta com pontapés. Nas Filipinas há vários dialectos e por esse motivo a lista de nomes equivalentes não acaba aqui.

Dentro do Mano-mano há vários estilos a nível mundial. Contudo, é menos frequente encontrar-se um currículo de FMA com o Mano-mano bem estruturado, de forma a poder ser ensinado. O que é comum é os Mestres e Grão-Mestres ensinarem as armas e daí fazerem transições para as mãos-nuas, deixando mais ou menos ao sabor dos seus instrutores a forma como organizam os seus currículos. 
A arma que mais influencia o Mano-mano é a faca, na sua versão simples ou dupla.

O boxe filipino é conhecido por ser um trabalho de mãos vazias de golpes não só com os punhos, mas também com a cabeça , os cotovelos (siko), a palma da mão (sampal), o martelo, os ataques ao olhos e ao genital, os joelhos (tuhod) e a ponta do pé. Além disso, utiliza empurrões e puxões, agarres, torções, cuspidelas e dentadas.
Considera que, tal como uma faca, todo o corpo pode ser um alvo e portanto são muito comuns os ataques aos tecidos moles dos membros. Tem como objectivo a sobrevivência e não a competição.

CURRÍCULO Mano-mano
"Manter a simplicidade funcional como regra"

Na FMA-Portugal, o currículo é influenciado por 3 estilos filipinos: Agos Kamay, Kombatan e Brokil Istukada, sendo este último o mais relevante dos 3.

O currículo é composto por 2 partes que caminham juntas: mano y mano (combate desarmado) e mano y armas (mãos nuas vs faca/bastão).

No Mano y mano os temas desenvolvidos em todos os níveis são os seguintes:

  • Como se movimentar num confronto: jogo-de-pés ofensivo e defensivo.
  • Como atacar com os braços e as pernas.
  • Como esquivar e usar o corpo defensivamente.
  • Como entrar na guarda do oponente e finalizar.
  • Como defender-se de golpes de braço ou de perna e contra-atacar.
  • Como libertar-se de agarres, derrubes ou estrangulamentos.
  • Como comportar-se em situações de vários oponentes.

No trabalho de Mano y armas, os temas desenvolvidos em todos os níveis são os seguintes:
  • Como se movimentar num confronto: jogo-de-pés ofensivo e defensivo.
  • Como fazer esquivas com o corpo.
  • Saber quais e o o que fazer nas diversas distâncias de confronto.
  • Como agir e resolver ameaças de faca em diferentes posições.
  • Como saber quais os tipos de ataque com faca ou pau.
  • Como treinar os seus reflexos e opções técnicas para serem rápidos numa distância de perigo.
  • Como defender-se e conta-atacar ataques múltiplos de faca.
  • Como contra-atacar, agarrar, desarmar e derrubar um atacante.
Os conteúdos do nosso currículo são aqueles que podem ser aplicados num confronto, com um grau de simplicidade e eficiência elevado. 
É o melhor e de mais fácil aplicação numa situação de caos e de velocidade, em que técnicas demasiado floreadas ou complexas são impossíveis de executar em velocidade.

MÉTODO
"A prática é a mãe da sabedoria"

Estes conteúdos tornam-se de fácil aprendizagem, pois são fornecidos aos poucos, dando tempo a que as capacidades motoras se criem e se tornem cada vez mais automáticas.

Todos estes temas são contínuos entre si, ou seja, são apresentados nível a nível de forma integrada, sendo que um conteúdo novo é a continuação do conteúdo anterior.

Os conteúdos são sempre treinados em exercícios a dois ou mais, com velocidade e grau de dificuldade crescente.

Utilizamos preferencialmente o ensino dos princípios e das estratégias por trás das técnicas e realizamos exercícios que permitam o desenvolvimento das capacidades que podem fazer as técnicas funcionar (i.e. velocidade, força, resistência cardiovascular, resistência ao impacto, timing (tempo de reacção e decisão) e flexibilidade).

Desta forma o praticante faz mais repetições, pois está sempre a aperfeiçoar o que já sabe, acrescentando nova informação de forma gradual. A nova informação, que é acrescentada aos poucos, mantém o treino vivo e interessante para o praticante.

A forma de treino é sobretudo segura. O treino seguro é, para nós, aquele que se mantém real, com contacto e intenção. Usamos armas especiais de treino e protecções de olhos e cabeça que impedem as lesões e que permitem ao praticante ser conhecedor das suas REAIS capacidades.

Utilizamos o sparring (de punhos, de pernas e de armas) e exercícios de retorno de forma a que os nossos praticantes desenvolvam o seu próprio estilo de estratégia e que se sintam mais à vontade num cenário de violência.

BENEFÍCIOS:
Os nossos praticantes experimentam perda de peso, maior coordenação motora, ganho de reflexos, melhoram a sua auto-confiança e sentem-se mais saudáveis e mais capazes de enfrentar um cenário de violência.





Guro Pedro Silva Copyright Jul 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário