Visualizações

ACERCA DE NÓS / ABOUT US

As FMA e as Artes Marciais em GERAL

As Artes Marciais Filipinas (FMA em inglês) são também conhecidas pelo nome de ArnisKali ou Escrima. São artes relativamente recentes no panorama mundial das Artes Marciais e ainda envoltas num processo de descoberta.
Foram criadas para sobreviver: sem regras, sem árbitros, sem hora marcada. São bastante agressivas e fluídas, pois partem do princípio que o ataque do oponente, numa situação de rua, é contínuo e que portanto deve ser parado com contundência.

As FMA são reconhecidas por todas as outras Artes Marciais como aquelas que mais se especializaram no trabalho combativo com armas. Contudo, muitas pessoas desconhecem que as FMA possuem um trabalho de mãos vazias extremamente completo e que está suportado no mesmo trabalho que é feito com as armas. 
Extraordinariamente, e ao contrário de todas as outras Artes Marciais ou desportos de combate, as FMA usam as armas para educar as mãos e os pés!
Qualquer pessoa, mesmo sem experiência de treino, consegue ver a velocidade, intencionalidade e contundência num praticante de FMA.

VALORES MORAIS
"Proteger o que se ama."

Os Filipinos vivem numa sociedade em que os níveis de violência são infelizmente altos. Além desta realidade actual, a sua própria história está recheada de guerras, pilhagens e conflitos vários. Todas estas realidades contribuíram de forma importante para que o Filipino adopta-se uma forma de luta que lhe servisse para todo o tipo de confrontos, na defesa da sua vida e da sua família.

É essa a filosofia que nos guia.
O uso da Arte fora da competição está destinado a estes cenários: defesa da própria vida e defesa da vida da família (entes queridos). É uma arte orientada para a Vida, que protege o que se ama e que, logicamente, tem de incluir o treino com armas (já reparou que um atentado contra a vida é sempre feito com armas?).

CARACTERÍSTICAS do TREINO
"Ser quer aprender uma arte para a rua - aprenda Arnis"

Com certeza que já ouviu dizer "Na rua, aparece de tudo!". Isso é bem verdade. "Aparece de tudo", significa que você não sabe a que horas, como, quantos, onde e com que armas vai ter um mau encontro.

Para poder ter hipóteses de lutar pela sua vida, tem de primeiro estar bem física e psicologicamente. O treino de agilidade / flexibilidade, velocidade, força e reflexos bem como o treino sob pressão em que se tem de "dar e levar", são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de luta, seja ela a melhor do mundo.

ESTRATÉGIA E TÉCNICA
"Se sabes, faz!"

O que treinamos técnica e tacticamente tem o objectivo de poder ser utilizado numa situação real. As nossas estratégias têm por isso de ser rápidas e eficazes. 
Mas para os gestos técnicos serem rápidos e eficazes, têm de cumprir duas características:
  • obedecerem a uma estratégia - pois não adianta ter uma excelente técnica, sem táctica.
  • serem simples - pois numa «hora de aperto» o que é complicado não vai sair.
  • serem colocados em cenários com dificuldade e resistência crescente - pois se nos mantemos no nível básico de dificuldade, partimos do princípio que os oponentes são estúpidos (ERRO FATAL).
  • serem treinados repetidamente - pois a repetição faz com que fiquem automáticos.
NA DEFESA-PESSOAL NÃO VALE TUDO
"Força desproporcionada é crime."

As FMA tradicionais enfatizam o
uso de armas e começam por aí o treino: bastões, facas, lâminas de vários tipos, e armas flexíveis. O nosso programa de Mano-mano é uma excepção, pois foca-se no treino de mãos vazias (ver a pág. Mano-mano").
Na sua forma original estão desenhadas para matar, porque são provenientes de uma cultura em que as lâminas e as armas de fogo são comuns e os limites legais não funcionam como no Ocidente. 
Por esse motivo, foram sendo desenvolvidas formas modernas de utilizar as mesmas estratégias com pequenas mudanças no objectivo e que, dessa forma, sirvam o bem-estar civil de quem usa a Arte dentro das leis que nos governam.

No entanto, apenas se pode sobreviver contra um atentado à própria vida de duas formas: ou por sorte ou por preparação
A máxima das FMA - "Só se pode aprender a defender depois de aprender a atacar!" - significa que só conhecendo bem como os ataques se processam é que se pode ter hipótese contra eles.



PROGRAMAS DE TREINO

Os nosso programas de treino oferecem um conjunto de técnicas e de estratégias simples, de fácil aprendizagem e que são colocadas em prática no treino com o objectivo de levar o aluno a perceber o que mais se adequa à sua estrutura e capacidades.
O que nos distingue é o nosso método de treino e não as técnicas - pois isso todos os estilos têm.

Os objectivos do nosso treino, mediante o que o praticante procura, passam por: 
  • Defesa pessoal: defesa da nossa integridade pessoal e da nossa família ou amigos chegados, seguindo a lei da "legítima defesa" e da "reacção adequada e proporcional às circunstâncias", mas colocando a nossa prática debaixo de pressão e em condições de treino com situações realistas.
  • Combate / sparring: com luvas (boxe filipino) ou com armas simuladas, de forma a mantermos viva a vivência do confronto - o combate ensina muito porque permite ao praticante encontrar a sua própria técnica e quais os seus limites, percebendo por experiência o que tem de melhorar.
  • Competição: 
    • stickfighting: com bastões almofadados e protecções.
    • formas com armas.
MISSÃO

Queremos levar às pessoas o conhecimento da cultura marcial das Filipinas, pois acreditamos que é o melhor sistema marcial para situações de rua, em que a sobrevivência está em primeiro lugar.
Queremos propagar as FMA por Portugal e fora dele.

A FMA-Portugal tem a convicção de não se fechar apenas num estilo ou Mestre, pois o conhecimento não está, nem pode estar, só numa pessoa.
As artes Filipinas que podemos desenvolver e aprender são inúmeras, desde que haja quem possa sustentar a sua aprendizagem e crescimento no nosso seio. 
Apenas praticamos Artes Filipinas autênticas e tentamos estar ligados directamente aos Mestres ou representantes directos das mesmas: à fonte.
Todos são aceites, desde que pratiquem com seriedade e queiram promover as suas FMA, sem delas fazer mão uso.
Queremos promover e partilhar o que representamos, com a preocupação da qualidade e não da quantidade.
Pertencemos, como sócios,  à FMA-Portugal - Associação Portuguesa de Artes Marciais Filipinas - APD com o NIF 510352073.

MABUHAY!
Bem-vindo!


MARRAMING SALAMAT!
Muito obrigado!
Guro Pedro Silva


Copyright 2013