Visualizações

AGOS KAMAY | BROKIL ISTUKADA | KOMBATAN ARNIS


AGOS KAMAY, significa literalmente "fluidez das mãos" e é uma arte marcial Filipina criada e (ainda) desenvolvida pelo Grão-Mestre Carlos Pulanco.


 O GM Carlos Pulanco é um Filipino que vive na Alemanha e que estudou sempre os estilos da Família Presas: do GGM Ernesto Presas, do Professor Remy Presas e do GM Roberto Presas. Depois de longos anos de estudo das FMA e sendo ele tembém GM no Kombatan Arnis (o estilo do GGM Ernesto Presas), criou a sua própria interpretação das FMA.


É também um dos co-fundadores da Bagong Katipunan - organização que conta com 5 estilos e respectivos Mestres Filipinos.


O seu sistema é idêntico ao dos seus Professores, contudo dá mais ênfase aos sinawallis (duplo bastão) e à transição entre as diferentes armas e o mano-mano (mãos vazias).
É conhecido no mundo das FMA como o "Rei dos sinawallis".




O Agos Kamay apresenta exercícios inovadores e técnicas únicas ao longo do seu currículo, (6 níveis até Lakan). São também ensinadas aplicações em Defesa pessoal utilizando diferentes objectos, dentro de diferentes contextos.


Em Portugal, o seu representante no Agos Kamay desde 2010 e aluno directo desde 2008, é o Guro Pedro Silva.

Marraming Salamat GM Carlos Pulanco! - Our Manong!








_______________________________________________


BROKIL ISTUKADA é o nome do estilo familiar do Guro Vicente Batalla.
É um estilo original e extremamente directo, focado na função para que foi criado - matar ou estropiar - e no seu objectvo: sobreviver.
É um estilo baseado acima de tudo no trabalho com lâminas, mas como é costume na maioria das FMA, treinam-se todas as armas convencionais e não convencionais, bem como mãos nuas.

A influência do Guro Vicente "Butch" Batalla no nosso currículo é bastante forte no programa de Mano-mano, quer na parte de Suntukan, quer na parte de trabalho contra armas.

O Guro Vicente Batalla nasceu em Batangas - Filipinas, uma das zonas onde existem diversos estilos de Arnis ou Escrima e onde nasceu a famosa «faca borboleta» - Balisong. 
Aprendeu com os seus familiares nas Filipinas e prosseguiu a sua aprendizagem das FMA (já na Europa) dentro do Modern Arnis e, mais tarde, do Agos Kamay. É neste momento o aluno mais antigo do GM Carlos.
 É uma pessoa reservada e simples, humana e com um circulo pequeno de pessoas a que ensina (ou "guia", como ele diz). Em Portugal gostamos dele como nosso amigo e desde 2008 que se tornou uma grande influência no conhecimento e prática das FMA. Por isso nos sentimos honrados por representar o seu estilo.

Marraming Salamat Butch!






_______________________________________________

KOMBATAN é um estilo de Arnis fundado pelo Supremo Grão-Mestre Ernesto Amador Presas Sr. (R.i.p. Nov 2010). O GGM Presas foi um dos responsáveis pela revitalização do Arnis nas Filipinas e pela propagação do Arnis localmente: nas Escolas, Universidade, Forças Armadas e Polícia. Ensinou nestas instituições durante cerca de 30 anos, desenvolvendo programas de ensino e treino. Aprendeu ainda outras Artes Marciais: Karate, armas Japonesas, Judo e Kendo.
SGM Ernesto Amador Presas Sr., Senior Master
Michael Ermak & Guro Pedro Silva - Poland 2009

Levou o nome do Arnis pelo mundo, juntamente com o seu irmão Prof. Remy Presas Sr. (RIP Set 2001), e tornou-o um sistema conhecido e acessível ao público fora das Filipinas. Se este facto parece de menor importância, lembremo-nos que as Artes Filipinas estavam acantonadas nas famílias e nas províncias, sendo apenas ensinadas a familiares directos ou similares e interditas a estrangeiros. Foi preciso coragem, já que migrar de Negros - uma das ilhas das chamadas "províncias" - para Manila (onde reinavam as Artes Marciais Japonesas e Chinesas) foi um trabalho difícil. Fazer valer a sua Arte implicava ter de aceitar desafios de outras Escolas de Artes Marciais e mostrar o seu valor.


GM Ernesto Presas Jr. & Guro Pedro Silva- 2006 - Manila (Filipinas)
"Kombatan", significa "Artes combativas das Filipinas" e inclui o tradicional e o modernizado sistema de combate Filipino. É, nas palavras do seu fundador, um sistema que dá não só os conteúdos técnicos, mas também a forma de os integrar num contexto real - ou seja, de os fazer funcionar num confronto.
O ensino é mais focado em princípios do que em técnicas e a integração dos princípios faz que a mesma técnica possa ser aplicada com qualquer arma. O aluno, através dos exercícios inovadores desta Arte, é levado para um maior nível de percepção, conhecimento da distância, timing e poder de decisão que não se encontra noutras artes marciais.
No seu currículo encontramos:
  • sinawallis
  • combate com duplo bastão
  • combate com bastão (stick-fighting)
  • espada y daga ou bastão e daga
  • daga vs daga (knife-fighting)
  • mano-mano
  • dumog
  • mano vs daga
  • dulo-dulo
  • bankaw
  • armas flexíveis
É um sistema bem pensado em termos de métodos de treino, de currículo e de sistematização de conhecimento. O GGM Presas teve a capacidade de aprender e unificar num método «passo-a-passo» vários estilos Filipinos, facilitando a absorção desse conhecimento por outras pessoas. Foi também inteligente ao unificar os uniformes e a terminologia, de forma a trazer para o mundo ocidental uma Arte nativa.

Fica aqui um resumo do seu percurso:




PAPEL DO KOMBATAN na FMA-Portugal:

O nosso Currículo está profundamente influenciado pelo Kombatan Arnis e a alma do GGM Ernesto Presas. Sobretudo de 2 formas:
Metodologia:
Seguimos uma metodologia de ensino idêntica, apoiada nos exercícios de retorno e de fluidez e ensinando conteúdos passo-a-passo, apoiados nos conteúdos anteriores e posteriores.

Conteúdos técnicos do Kombatan no nosso currículo:
O material de Duplo bastão é da sua influência, se bem que arrumado de outra forma e influenciado pelo GM Carlos Pulanco (Agos Kamay).
O material de Solo bastão é parte Kombatan, parte Agos Kamay.
O material de Mano-mano, na parte das libertações de agarres ao corpo e nos sistemas de defesa e contra-ataque, inclui grande parte do seu currículo. 

Em tudo o resto, o nosso Currículo é influência do Brokil Istukada (Guro Vicente Batalla).

HISTÓRIA:
Neste momento (2012) e após o falecimento do GGM Ernesto Presas Sr., o Kombatan está dividido entre 2 grupos mundiais: a IPMAF e a World Kombatan Comunnity (a que a FMA-Portugal está associada, via GM Carlos Pulanco). A 1ª é liderada pelo GM Ernesto Presas Jr. e a 2ª pelo GM Jurg Ziegler.

Políticas à parte, o Kombatan apareceu em Portugal em 2002 introduzido pelo GM Jurg Ziegler, liderado pelo seu aluno, o saudoso Mestre Rui Ramunni (R.i.p. Mai 2010), e por outros Instrutores portugueses. Por esse motivo, em 2003 é incluído na APSMHK (Associação Portuguesa de Sin Moo Hapkido e Kombatan)-A.p.d. (ano da sua fundação). Dentro dessa Associação, o relevo dado ao Sin Moo Hapkido sempre foi muito maior, já que os atletas eram também maioritariamente da Arte coreana. Havia interesse, mas o que é certo é que apenas o Mestre Rui Ramunni e, um pouco mais tarde, o Guro Pedro Silva apoiavam de facto, com aulas abertas 2/3 vezes por semana, a sua prática e aperfeiçoamento contínuos.

O Guro Pedro Silva, responsável técnico pela FMA-Portugal, começa a dar os primeiros passos nas FMA, através do Kombatan, pelo ensinamento do Mestre Rui Ramunni até ao seu desaparecimento. Pelo meio, em  2006 viaja às Filipinas para treino intensivo e particular com o GGM Ernesto Presas e o seu staff técnico, ficando a ele ligado (bem como à IPMAF) até ao seu falecimento. Nessa viagem junta-se também Nuno Oliveira (saído mais tarde para o estilo Kali Sikaran).
Após o falecimento do Mestre Rui Ramunni, o Guro Pedro Silva passa a liderar tecnicamente o Departamento de Arnis Kali Escrima da APSMHK e a desenvolver formação contínua de Instrutores em Kombatan Arnis. Dessa formação resultam actualmente algumas escolas FMA-Portugal em funcionamento (quer em Arnis, quer em Mano-mano).Passa também a ministrar diversos seminários técnicos, a diferentes Artes Marciais e em várias zonas do País.
Em Ago de 2012, procurando criar uma identidade forte para as Artes Marciais Filipinas em Portugal, funda juntamente com António "Tó" Rocha a FMA-Portugal - Associação Portuguesa de Artes Marciais Filipinas - A.p.d. e é actualmente o seu Responsável Técnico Geral.

Pedro Silva Copyright 2012.